Jataí - AcheRapido.net | AcheRapido.net
Ativar busca

locais próximos de mim

A busca vai gerar resultados
das empresas mais próximas

Compartilhe

Jataí: conheça uma das cidades mais desenvolvidas de Goiás

Jataí é um dos municípios mais desenvolvido de Goiás e já serviu de cenário para importantes eventos históricos do estado. Confira neste post as principais informações sobre a cidade.

História da cidade de Jataí

A cidade de Jataí originou-se com a expansão do gado que saiu de Minas Gerais e chegou até Goiás. Foi nesse período que os mineiros Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela montaram uma fazenda de criação de gado, localizada às margens do Rio Claro e Ribeirão Ariranha.

A partir desse momento, a cidade recebeu o nome de Paraíso e começou a ser povoada. Mas somente em 1885 passou a ser chamada de Jataí e em 1895 o município se elevou à categoria de cidade. Um dos marcos da história local de Jataí foi o comício do então candidato à presidência Juscelino Kubitscheck, em 1955. Como parte da sua estratégia de governo, Juscelino prometeu que iria transferir a Capital Federal para o Planalto Central do Brasil. Dessa forma, a cidade de Jataí acabou se transformando na cidade-mãe da Capital Federal. Com o passar do tempo, a região foi se desenvolvendo e apresentando alguns nomes políticos que assumiram o governo do estado.

Localização

A cidade de Jataí está localizada no estado de Goiás, distante 327 km de Goiânia que é a capital. A área aproximada do município é de 7.174 km² e faz divisa com os municípios Caiapônia ao norte, Mineiros a oeste, Itarumã ao sul e Rio Verde ao leste. Jataí fica a 369 km de Anápolis, 535 km de Brasília, 424 km da cidade mineira Uberlândia e 934 km de São Paulo. O local está situado na microrregião da serra do caiapó que fica no sudoeste do estado de Goiás.

Economia

A cidade de Jataí é conhecida como a capital da produção de grãos e leite e a maior produtora de milho de Goiás, além de ser referência nacional nessa produção. Na região você vai encontrar também a maior e mais moderna usina de etanol do mundo. Na agricultura, a cidade conta com mais de 1.480 propriedades rurais e mais de 280.000 rebanhos bovinos. Na pecuária, a produção de leite local é de aproximadamente 1.141.725.000 litros/ano, sendo a terceira maior produtora de leite do Brasil. Por conta da intensa movimentação da agricultura e pecuária na região, Jataí conta com mais de 6.300 empresas relacionadas a área da mineração, agronegócio, serviços e comércio. Várias empresas comerciais, prestadoras de serviços e industriais já se instalaram no Distrito Agroindustrial de Jataí.

Curiosidades

• José Feliciano Ferreira foi o primeiro jataiense a se tornar governador do estado;

• A cidade de Jataí recebeu muitos imigrantes vindos de fora do país como os libaneses, sírios, palestinos, além de paulistas, mineiros, gaúchos e catarinenses;

• Jataí só perde para Goiânia quando se trata de IDH Renda, mostrando que a região possui um maior poder de compra;

• O Produto Interno Bruto ― PIB da cidade é muito superior à média nacional e estadual.

Agora que você sabe mais sobre a história da cidade de Jataí, que tal se preparar para visitar o município? Aproveite para conhecer de perto a produção que move a economia da cidade e se encante com algumas belezas naturais do lugar.

ACHE RÁPIDO NA WEB

Dicas

facebook.com/acherapido

Aplicativo - baixe grátis


RECEBA NOSSAS NOVIDADES