Rio Verde - AcheRapido.net | AcheRapido.net
Ativar busca

locais próximos de mim

A busca vai gerar resultados
das empresas mais próximas

Compartilhe

Rio Verde - GO: conheça mais sobre essa bela cidade!

Se você deseja conhecer mais sobre a cidade de Rio Verde, preparamos um post com as principais informações do município. Saiba sobre a história do lugar, a sua localização, o que movimenta a economia local e algumas curiosidades.

História da cidade de Rio Verde

A ocupação de Rio Verde se deu por volta do ano de 1840 quando José Rodrigues de Mendonça e sua família se estabeleceram na região que se transformou na Fazenda São Tomás.

Em 1846 foi construída a Capela de Nossa Senhora das Dores que deu origem ao famoso Arraial de Nossa Senhora das Dores do Rio Verde e dois anos depois, por meio da Lei Provincial, a vila foi reconhecida como Distrito do Rio Verde. No entanto, a região somente se desenvolveu na década de 1970 quando o cerrado se abriu para a agricultura e as estradas começaram a ser construídas e pavimentadas. Dessa forma, o Distrito de Rio Verde passou a ter uma ligação com Goiânia e Itumbiara. Nesse período, vários produtores do sul e sudeste do Brasil, além de agricultores americanos migraram para a região. Como já tinham experiência com agricultura, levaram todos os maquinários necessários para desenvolver o trabalho no Distrito. Todo esse movimento ajudou o município a se tornar um dos maiores produtores de grãos de Goiás com grande destaque nacional. Os americanos ainda aproveitaram para fundar uma colônia no local.

A localização da cidade

O município de Rio Verde ocupa uma área de aproximadamente 8.415,40 km² em uma microrregião que fica no sudoeste do estado de Goiás. Portanto, o local faz parte do centro-oeste brasileiro. A cidade fica localizada a 220 km da capital Goiânia e a 420 km de Brasília que é a capital federal. Já de Uberlândia a distância é de 335 km, de Campo Grande é 615 km e da capital São Paulo é de 921 km.

A economia local

A cidade de Rio Verde é conhecida por ter uma excelente estrutura agroindustrial o que facilita a instalação de várias empresas do segmento. O destaque fica por conta do plantel bovino, suíno e avícola, produção de soja, milho, arroz, feijão e algodão e a extração e o refino de óleo de soja.

Confira as principais empresas geradoras de empregos que estão instaladas em Rio Verde:

• Comigo - Cooperativa Agrícola;

• Cargill - Extração e refino de óleo de soja;

• Grupo Cereal - diversas atividades;

• Brejeiro - Recepção de grãos;

• BRF - Processamento industrial de carnes de aves e suínos;

• Marfrig - Abate de bovinos.

A agricultura é o que mais movimenta a economia da região, mas o turismo vem despontando na cidade. Esse crescimento se deve pelas inúmeras feiras e eventos que estão ligadas ao agronegócio. As feiras mais conhecidas são a Expo Rio Verde que já possui mais de 55 edições e Tecnoshow - Comigo que está relacionada ao segmento de tecnologia agrícola. Para receber os visitantes, a cidade conta com uma grande rede hoteleira.

Curiosidades sobre Rio Verde

• Por conta do número de indústrias na cidade, a população vem crescendo rapidamente;

• O fruto típico da região é a abóbora; Na Guerra do Paraguai muitos combatentes acamparam na cidade e tinham apenas a abóbora para se alimentar. Dessa forma, a região ganhou a fama de Rio Verde das Abóboras;

• Rio Verde é o quarto município mais populoso do estado de Goiás;

• O município aguarda a entrega das obras da Ferrovia Norte-Sul.

Depois de entender sobre a história e a economia da cidade de Rio Verde, confira onde a região está localizada e se prepare para conhecer de perto as principais curiosidades da região.

ACHE RÁPIDO NA WEB

Dicas

facebook.com/acherapido

Aplicativo - baixe grátis


RECEBA NOSSAS NOVIDADES