3 Vantagens da música infantil para o desenvolvimento das crianças

3 Vantagens da música infantil para o desenvolvimento das crianças

Você com certeza se lembra de alguma música que faz parte da sua infância, seja aquela que você aprendeu na escola ou a abertura do seu programa favorito. Assim como essa fase dos sons foi importante para você, ela também será para o seu filho.

Muitas mães não sabem, mas a música infantil é muito importante na vida do seu filho. É algo quase imperceptível, mas os sons, no geral, marcam a vida das crianças desde o início dos tempos. Por exemplo, é muito comum ver as crianças reagirem aos sons, tanto da música infantil quanto outros sons externos.


Escola de música em Rio Verde


Com certeza, seu filho já deve ter dado risada de algum som que você fez para ele propositalmente. o mesmo acontece com a música infantil. Mas muito além de fazer seu filho sorrir, a música infantil tem outras importâncias na vida da criança.

Como a música infantil age no desenvolvimento do seu filho

1 - Expressão corporal

É impossível escutar uma música que gostamos e não nos mexermos, o mesmo acontece com o seu filho quando ele escuta uma música infantil. A música possibilita que a criança se expresse por meio do seu corpo. Essa expressão corporal pode ser advinda do que a criança sente quando ouve a música infantil, que será expressada por ela dançando, cantando ou batendo palmas. Isso pode parecer banal, mas essa expressão corporal desde cedo pode criar um adulto mais confiante, que não sentirá vergonha de expressar seus sentimentos já adulto.

Mas a música infantil também pode ser usada como um trabalho terapêutico com crianças com depressão, síndrome de Down, falta de atenção e até mesmo crianças em coma. A música para essas crianças serve como uma forma de trazer a tona determinadas sensações do cérebro, para expressarem o que sentem - por meio de composições - ou ainda para realizar exercícios específicos voltada para desenvolvimento do foco.

2 - Foco

E falando em foco, esse é um fator que precisa ser desenvolvido na criança. Sempre que está participando de alguma atividade a criança precisa de foco, de atenção para poder cumprir a tarefa que foi proposta. Só que nem sempre a criança consegue se concentrar a tal nível para realizar essas atividades, mas é muito comum ver crianças que normalmente não conseguem se concentrarem a tal ponto em outras atividades tendo resultados muito melhores quando a atividade envolve música.

3 - Contato com outras culturas

Em muitos desenhos que tem música infantil, é muito comum o personagem acabar tendo contato com estilos musicais e instrumentos de outras culturas. Aliás, a própria música brasileira tem instrumentos de outras culturas, como a africana, por exemplo. Esse contato que a música infantil proporciona às crianças as possibilita de terem contato com o folclore e os costumes de outros povos.


Música em Jataí


Afinal, nosso país é uma mistura de diversas raças e culturas que se misturaram quando os negros chegaram ao Brasil. Até o momento, para você a música infantil era apenas uma forma de distrair seu filho, mas ela tem uma importância muito maior do que imaginamos. Por isso, não deixe nunca de incentivar o seu filho a ter contato não só com a música infantil, mas com todo o tipo de música. Você estará ajudando ele a se desenvolver da melhor forma possível e ainda ajudando-o a se tornar um adulto muito melhor e mais seguro de si.

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.