5 motivos para fazer reciclagem

5 motivos para fazer reciclagem

Não sabe? Então que tal ver algumas das razões que fazem dessa prática algo tão importante para toda a sociedade, considerando principalmente as gerações futuras? Antes de descartar seu “lixo” de qualquer forma, é melhor refletir um pouco sobre o assunto e, quem sabe, mudar completamente esses hábitos negativos.

Venha conhecer quais os 5 motivos para fazer reciclagem:

1º Geração de empregos

Embora muitos a ignorem, no Brasil, a reciclagem emprega mais de 500 mil pessoas, de catadores a artesões, todos envolvidos nessa prática econômica tão positiva. Sendo uma indústria que movimenta a economia nacional e ótima por economizar recursos naturais e financeiros.

Estima-se que fazer reciclagem gera pelo menos R$ 3 bilhões anuais ao país, e que se todos realizassem o processo, o valor poderia chegar até R$ 8 bilhões, um valor muito bem-vindo a um país que passa por uma crise econômica.


Reciclagem em Rio Verde


2º Preservação de recursos naturais

Esse é talvez o benefício mais reconhecido por todos, pois a maioria sabe que ao fazer reciclagem de qualquer tipo de material que irá ser reutilizado, poupará a extração de outro da natureza. A cada uma tonelada de plástico reciclado, por exemplo, serão economizados 130kg de petróleo. E o exemplo mais discutido é a questão do papel, que, ao ser poupado, acaba salvando árvores, pois é necessário que se retire a celulose delas para que se produza o material, que, ao ser reciclado acaba tendo outras utilidades. E, como se sabe, a manutenção de árvores é essencial ao planeta, pois elas interferem diretamente na produção de oxigênio.

3º Conservação do solo

Esse motivo está relacionado ao anterior, e também refere-se à destinação correta dada aos resíduos sólidos. Infelizmente, no Brasil, a maior parte do lixo vai para os lixões, ficando exposto a céu aberto, podendo contaminar o solo e os lençóis freáticos, o que é muito preocupante, considerando as necessidades de plantio e água que possuímos para nossa sobrevivência. Também há uma redução significativa no processo de produção de objetos com esses materiais que serão reaproveitados ao se fazer reciclagem. Dessa forma, se emite menos gás carbônico na atmosfera, prevenindo o aquecimento global.


Recilagem em Santa Helena de Goiás


4º Economia de energia e água

Estima-se que a cada latinha de alumínio que é reciclada, há a economia de energia equivalente para o consumo de três horas de um aparelho de televisão. Considerando todos os problemas que o mundo já passa, nada melhor que conseguir poupar mais esses recursos que são tão necessários para sobrevivências de todas, pela simples ação do descarte adequado da sua latinha de refrigerante.

5º Previne enchentes

As enchentes são uma ocorrência bastante comum em lugares onde há um grande problema com descarte inadequado de lixo.

Há pessoas que, além de não reciclarem, ainda acabam entupindo bueiros com esses materiais, o que impede o escoamento da água em dias de chuva, e casas são invadidas por ela.

Além do incomodo causado por essa poluição que poderia ser evitada pelo simples ato de fazer reciclagem, enchentes também podem destruir bens materiais, e pode fazer vítimas de doenças graças a contaminação dessa água.

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.