6 tipos de adubos orgânicos para seu jardim ou horta ganhar mais vida

6 tipos de adubos orgânicos para seu jardim ou horta ganhar mais vida

Fertilizantes químicos podem causar consequências ruins para a natureza e, de tabela, para nós. Então, usar adubos orgânicos para o jardim pode ser uma opção mais saudável para todos, pois além de evitar que restos de alimentos e outros virem lixo, eles podem se tornar excelentes fontes de nutrientes apra sua horta e jardim. Que tal começar  a utilizar os adubos orgânicos que vão direto da casa para o jardim. São ecologicamente corretos, beneficiam a saúde da sua família e não custam caro como os fertilizantes químicos encontrados no mercado.


Viveiro de Plantas em Mineiros


Os adubos orgânicos podem melhorar a produtividade, gerando menos impacto ao meio ambiente e promovem melhoria na qualidade do solo. E, além de tudo isso, é uma forma mais econômica ao seu bolso.

É possível conseguir também esterco pronto e cultivado em lojas agropecuárias. Procure pequenos criadores de animais, pois eles podem te fornecer a um bo preço.

Mas como adubar a terra e melhorar desenvolvimento da planta sem os tradicionais fertilizantes? Ache Rápido tem algumas dicas:

Borra do café

Esta é uma excelente fonte de nitrogênio (N), porém aumenta a acidez do solo, ou seja, ela vai ser muito útil para corrigir solos mais alcalinos ou para fazer adubação em plantas que gostam de solos mais ácidos como por exemplo, hortênsias, rosas, magnólias e mirtilos. A borra do café é um prato cheio para as minhocas e como você deve saber, minhocas melhoram a aeração e produzem o húmus que é riquíssimo para suas plantas. ( Obs: É necessário secar a borra antes de aplicá-la; Caso queira utilizar a borra na horta, certifique-se de colocar o mais distante que puder das raízes das plantas, o ideal mesmo é colocar em um minhocário e depois aplicar o húmus)

Casca de banana

Adiciona fósforo (P), potássio (K) e cálcio (Ca) às suas plantas. Basta enterrar uma casca no solo ao lado da planta e esperar para que ela se decomponha. Você pode congelar as cascas que vão sobrando e utilizá-las quando achar que for necessário. Outra ideia bacana é mergulhar em água por 2-3 dias e depois fazer uma adubação foliar com o auxílio de um pulverizador.

Esterco animal

Outro tipo de adubo orgânico já utilizado amplamente por hortelões urbanos é o esterco de animais herbívoros, como vacas, ovelhas e cavalos. O que muita gente não sabe é que os dejetos dos animais não podem ser depositados na terra de imediato. É preciso que permaneçam misturados e diluídos na água por, pelo menos, duas semanas, expostos ao sol durante a maior parte do dia, explica a hortelã Samantha Kusniaruk, que também é formada em botânica. Depois do tempo citado acima, você pode usar o líquido gerado no processo para borrifar sobre as plantas, além de usar o estrume curtido para adubar a terra. Caso o hortelão adicione o esterco assim que produzido pelo animal, sem deixá-lo exposto ao sol e diluído, os dejetos podem queimar e quebrar as raízes das plantas.

Cinzas de madeira

Ricas em potássio, fosfato e microminerais, as cinzas de madeiras podem ser efetivas no aumento do resistência das plantas, além de combate a pragas. A dica da hortelã Camila Flôr é misturar as cinzas - cerca de um quarto de uma xícara - com um litro de água e borrifar na horta uma vez por mês.

Crustáceos

Não dispense cascas de caranguejo, camarão ou lagosta, quando o almoço ou o jantar terminar. A recomendação é da hortelã Sílvia Salles, que utiliza cascas de crustáceos como adubo para o seu jardim há quase cinco anos. Ela recomenda abrir um buraco com mais de 40 cm de profundidade no solo e deixar que os restos dos crustáceos permaneçam na terra por cerca de um mês. Depois, é possível retirá-los do buraco e colocá-los em outro pedaço do solo, repetindo o processo e obtendo os mesmos resultados. A adubagem com cascas de crustáceos beneficia a terra com grande quantidade de fósforo e nitrogênio.

Cascas de ovos

São capazes de suprir toda a necessidade de cálcio (Ca) para o desenvolvimento celular das plantas. Se você já observou podridão em seus tomateiros, possivelmente seu solo está deficiente em cálcio. Lave, deixe secar e depois bata as cascas de ovos em um liquidificador até que fiquem com aspecto de farinha, isso ajuda a evitar moscas e diminui o tempo de assimilação do nutriente. As cascas de ovos também são capazes de regular o PH do solo, tornando-os mais alcalinos e evitando a proliferação de lesmas e lagartas. Para uma assimilação de nutriente mais rápida, você pode pulverizar sobre as plantas ou usar diretamente no solo seguindo a receita: 20 casas de ovos 4 litros de água * Ferva as cascas de ovos por alguns minutos, deixe repousar durante uma noite e em seguida pulverize diretamente na folha das plantas ou regue o solo próximo das raízes.

Por que é importante adubar o solo?

Os seres vivos necessitam de nutrientes para sobreviverem. E isso significa que as plantas também precisam se alimentar.

É importante observar a quantidade ideal de nutrientes de cada espécie, promovendo assim um forneceimento ideal de nutrientes e micronutrientes, como Nitrigênio, Fósfoto, Potássio, Cálcio e outros.


Plantas em RIo Verde


O adubo deve ser distribuído uniformemente pela terra e ao lado das plantas. Caso a horta seja plantada em vasos e jardineiras, é necessário colocar terra com mistura balalneada com adubo para suprir alguma carência. Em casos mais extremos de falta de nutrientes, é indicado a substituição total da terra.

Principais efeitos da adubação orgânica 

Uma boa adubacão melhora as características físicas, torna o solo mais poroso que favorece a retenção de água, incorpora nutrientes ao solo e favorece a vida microbiana.

Como fazer a adubação em canteiros de horta

Em cada metro quadrado de canteiro, utilize:

• 50g de farinha de sangue

• 20g de sulgato de potássio

• 1kg de composto vegetal

• 2kg de esterco bovino curtido

Existem várias lojas agrícolas na sua cidade que oferecem diferentes opções de adubos, clique aqui e encontre a mais perto de você.

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.