Como escolher o melhor vinho

Como escolher o melhor vinho

A escolha do melhor vinho é algo que muitas pessoas inicialmente se perguntam. Afinal, existe no total um vinho soberano, melhor que todos os outros? A resposta certa é não. Isso porque o vinho é uma bebida muito variada, e se você quer saber como escolher o melhor vinho você precisará entender que o vinho deverá sempre harmonizar com a ocasião.

Existem os mais diversos tipos de vinhos variando com diferentes uvas e processos de produção do vinho. Enquanto vinhos antigos costumam ser mais caros, ainda existem bons vinhos com safras bem recentes que podem combinar muito como um acompanhamento a sua refeição, basta saber antes como escolher o melhor vinho para sua harmonizar com tal.

Como escolher o melhor vinho

Se engana quem pensa que vinho bom sempre será um vinho caro. Um dos melhores vinhos do mundo, premiado diversas vezes, pode ser facilmente encontrado nos mercados e adegas de todo país por apenas 25 reais. O sabor forte do vinho Toro Loco conquistou já duas premiações no teste cego.

Podemos dizer com isso então que o bom vinho, é somente aquele que combina com seu paladar, mas é importante saber como escolher o melhor vinho para combinar com as mais diversas refeições e situações que você pode se encontrar.

O vinho e a situação

Os vinhos feitos de uvas mais claras, como vinhos brancos, espumantes e rosés são comumente associados com o clima mais quente do verão por serem vinhos bem mais refrescantes. Também são muito usados em celebrações, principalmente contando datas comemorativas, como o ano novo, por exemplo.

Como acompanhamento de refeições, é muito comum se encontrar vinho branco combinando muito com frutos do mar e peixes grelhados. Essa bebida combina muito com essas comidas que também são mais comuns no verão.


Bebidas em Jataí


Já em situações de clima mais ameno, para petiscos da tarde com queijos e pães, o vinho tinto é o melhor acompanhante possível. Esse vinho não é tão suave como o branco, e seu forte e frutuoso sabor combina mais para contrastar com comidas salgadas e petiscos mais finos.

Já em refeições mais completas, é importante tentar combinar o vinho com as características do prato. Quando o prato tiver forte personalidade, for bem temperado ou naturalmente tiver um sabor mais forte, um vinho encorpado é o melhor acompanhante nessa situação.

Já para pratos mais suaves e leves, nada acompanha melhor do que um vinho suave, com baixo teor alcoólico, pois assim o vinho não irá sobrepor o sabor, mas sim o complementar como refeição.

Sua experiência

Não há nenhum ponto mais definitivo na escolha de um vinho do que o seu próprio sabor e preferência. O que dissemos aqui é basicamente te ensinar como combinar diferentes tipos de vinho com diferentes pratos e sabores, mas isso não exclui a possibilidade de você encontrar um vinho que goste muito e o combinar com diferentes situações.

A única forma de aprender como escolher o melhor vinho é provar os diversos sabores disponíveis e pegar aquele do tipo e sabor que você mesmo prefere.

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.