Harmonize cervejas especiais com deliciosos pratos

Harmonize cervejas especiais com deliciosos pratos

Bons pratos casam muito bem com boas cervejas e criam uma experiência gastronômica incrível. Algo que nós, brasileiros, estamos começando a aprender. A cerveja, que até pouco tempo era quase uma antítese de boa cozinha hoje é par constante, se não a base, para muitas criações gastronômicas e o tema de jantares em restaurantes que só se dedicavam aos vinhos. Resultado da melhora na qualidade da bebida produzida no país, e do maior conhecimento sobre ela. Segundo o "papa" da harmonização entre cerveja e gastronomia, Garrett Oliver, apontou que a cerveja tem um leque de sabores mais amplo que o do vinho, o que permite mais possibilidades de experimentação e sensações com a comida. É possível casar cervejas com pratos por contraste: caso de um bolinho de arroz, gorduroso, com uma cerveja mais ácida e amarga, como a pilsen tradicional, no estilo das tchecas (bem mais amargas que as nossas pilsens comuns). Também dá para juntar os dois por similaridade, caso de uma carne de sabor acentuado, como a de cordeiro, e uma cerveja com alto teor alcoólico e sabor intenso, a red ale. Entre as cervejas, há características que ajudam a buscar a compatibilidade com os alimentos:

O tipo de malte: influencia na intensidade do sabor (mais torrado, como o de uma dark ale ou menos, como o usado em uma amber lager)

A quantidade de lúpulo (ingrediente que dá o sabor amargo à cerveja): há até tabelas usadas por cervejeiros que medem o índice de amargor, chamado IBU. Nessa classificação, o amargor da india pale ale e da imperial stout é considerado acentuado. Já a weizenbock ou a Vienna são tidas como pouco amargas.

O teor alcoólico: cervejas com alto teor alcoólico vão bem com pratos mais intensos, tanto no sabor quanto na consistência. Tentar equilibrar o índice alcoólico da cerveja com o teor de gordura do prato é um bom caminho para harmonizar. Já aquelas que são tão alcoólicas que mais parecem um vinho – como a barley wine

•  podem ir melhor com sobremesas. O interessante da harmonização é que ela vai levar em consideração as peculiaridades de cada paladar. Cada degustação é uma experiência única, e por mais que exista consenso entre leigos e especialistas em determinados tipos de combinações, algumas delas terão efeito pessoal em cada experiência gastronômica. Por isso, as harmonizações não são consideradas regras, mas sim, sugestões. Nada impede que você experimente diferentes combinações. Sendo uma bebida de união, a cerveja é muito consumida em reuniões e confraternizações, e devem estar livres de convenções.

Que tal descobrir novos sabores harmonizados a uma saborosa cerveja? Clique aqui e descubra o lugar perfeito.

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.