Manutenção do Telhado

Manutenção do Telhado

Todo mundo sabe que o telhado é uma parte muito importante da estrutura de uma casa. É ele que protege a construção contra chuvas, o sol forte, e também de outros fatores. E assim como qualquer outra parte, precisa de ajustes de vez em quando. É por isso que, hoje, nosso assunto principal será manutenção do telhado.

Muita gente fica na dúvida sobre isso, porque não sabe de quanto em quanto tempo deve fazê-la, e, por isso, vamos te passar um guia sobre manutenção do telhado. Confira a seguir!

Manutenção do Telhado

Assim como qualquer outra parte da casa, um telhado precisa de manutenção. Principalmente porque é ele que fica no topo da casa, ou seja, pode ser que precise de uma reforma mais rápido do que as paredes de dentro, ou o chão, por exemplo.

Mas, quando fazer a manutenção? E como fazer? Bom, essas são perguntas simples de responder.


Construção Civil em Catalão


Quando fazer a manutenção do telhado?

É recomendável uma manutenção periódica do telhado. Ou seja, se você fez uma manutenção dele hoje, recomenda-se que faça de novo daqui a seis meses, ou antes, se notar que algo não está indo bem.

A ação dos agentes naturais é muito forte, e, por isso, pode estragar um telhado com facilidade. Nesse caso, subir nele de seis em seis meses para verificar possíveis falhas é uma boa ideia.

Equipamentos de segurança

Se você mesmo vai fazer a manutenção do seu telhado, o ideal é que use pelo menos um capacete antes de subir nele. Além disso, cuidado onde pisa, porque um simples passo em falso em meio às telhas pode resultar em um grave acidente, e não é isso o que queremos.

Para facilitar andar lá em cima, e também para sua segurança, utilize uma tábua. Coloque a tábua onde você pretende pisar, evitando contato direto dos pés com as telhas. Além disso, estar amarrado em algum lugar também é fundamental para garantir que você não sofra uma queda e se machuque. Não use telhas diferentes Quando trocamos telhas para fazer a manutenção do telhado, não podemos nos permitir usar telhas de fabricantes diferentes. Isso porque, por mais que elas pareçam, iguais, não são. Um simples detalhe diferente pode prejudicar o encaixe e danificar seu telhado, possibilitando vazamentos, por exemplo. Por isso, na hora de comprar as telhas para fazer a manutenção do telhado, verifique que elas sejam do mesmo fabricante do qual você já usa.

Como fazer a Limpeza das telhas

É normal que, com o tempo, haja um acúmulo de limo nas telhas, e isso não quer dizer que você tenha feito algo errado na hora de colocá-las. A umidade dos telhados é a causadora disso, mas é importante limpar o limo periodicamente.

Essa limpeza deve ser feita preferencialmente de dois em dois anos, retirando todo o limo que houver ali. Além disso, colocar algo para impermeabilizar as telhas ajuda a dar uma diminuída nesse problema, e prolonga sua vida útil.

Agora você já sabe quais os principais cuidados devem ser tomados ao fazer a manutenção do telhado. Aproveite as dicas!

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.