Natação infantil: conheça 6 benefícios que ajudam no desenvolvimento das crianças

Natação infantil: conheça 6 benefícios que ajudam no desenvolvimento das crianças

Você quer estimular seu filho a praticar algum esporte? Já pensou em encorajá-lo a fazer natação infantil? Pois bem, saiba que a atividade proporciona excelentes benefícios que podem ajudar no desenvolvimento dele. Confira mais aqui em nosso post!

1. Ajuda a criança ter mais segurança e estimula o instinto de sobrevivência

Aprender a nadar pode ser encarado como um método de segurança, já que nas aulas as crianças são orientadas sobre os perigos e quais os procedimentos de segurança devem ser usados em cada caso. Dessa forma, se a criança um dia se encontrar em uma situação de risco, saberá como proceder para se defender ou procurar ajuda, aguçando o seu instinto de sobrevivência. Com isso, eles se tornarão indivíduos mais fortes e seguros.

2. Cria autoconfiança e facilita a sociabilidade

Um dos grandes benefícios da natação é que a atividade praticada durante as aulas pode ser desenvolvida fora dela. Isso ajuda a criança acelerar o aprendizado e mostrar como ela pode ser capaz, estimulando a autoconfiança. Apesar de ser um esporte individual, na maioria das vezes, a atividade proporciona melhor interação com os outros colegas nas competições em equipe. Dessa forma, aquelas crianças que têm dificuldades de socialização podem se sentir mais confortável com seus colegas.

3. Desenvolve a coordenação motora

Fazer natação está mais do que comprovado que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio, principalmente nos casos de crianças de 3 a 6 anos. Isso porque a atividade estimula a percepção auditiva e visual e ajuda a ter noção de espaço, tempo e ritmo. Com isso, a criança consegue se mover de maneira coordenada, sendo permitido que ela execute trabalhos mais controlados e específicos. Isso ajuda no comando dos movimentos e no controle da sua força.

4. Aumenta o tônus muscular e melhora a resistência física

A atividade fortalece a estrutura muscular das crianças, além de aumentar a resistência física. Com isso, a criança só ganha benefícios para a sua saúde, ajudando a se prevenir de doenças, principalmente nos casos de sedentarismo. Praticar natação e ainda ter a possibilidade de fazer uma alimentação saudável pode ajudar a criança a evitar problemas de saúde até a vida adulta porque equilibra o metabolismo ainda diminui os riscos de lesões musculares.

5. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

Para aprender a nadar a criança precisa executar vários exercícios de respiração para controlá-la. Com isso, o diafragma é fortalecido, auxiliando na oxigenação do corpo e fortalecendo o sistema imunológico. Não é a toa que vários médicos indicam a prática da natação para aquelas crianças que sofrem de alguma doença respiratória. Ao fortalecer a capacidade cardiorrespiratória, as crianças conseguem ter a possibilidade de respirar melhor.

6. Evita a obesidade e o estresse

Por se tratar de uma atividade física, a natação exige bastante esforço, evitando que a criança sofra com sedentarismo e obesidade. Além disso, a força aplicada no esporte faz liberar uma substância chamada endorfina. A endorfina é conhecida como a substância da felicidade e do bem estar. Dessa forma, a criança alivia a estresse e diminui as chances de ter depressão infantil porque se sentirá mais relaxada com a atividade. Se você estava pensando em aderir à natação infantil para o seu filho, agora você conhece quais os principais benefícios deste esporte. Por isso, não deixe de pesquisar no Acherapido professores, clubes ou academias que fazem trabalhos exclusivos para as crianças.


Escola de natacão em Jataí

Natação em Rio Verde


Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.