Por que praticar dança do ventre?

Por que praticar dança do ventre?

Oriunda do Oriente Médio e da Ásia, a dança do ventre chama a atenção por seus movimentos suaves e sensuais, que exploram a musculatura corporal e o movimento dos tecidos suaves das roupas típicas para criar uma forma de arte única e encantadora.


Escola de dança em Jataí


A origem da tradição é nebulosa, mas o consenso geral é de que a dança surgiu como um rito religioso para saudar as deusas e trazer fertilidade às mulheres. Essa série de rotações, ondulações e movimentos abdominais e da cintura requerem prática. No entanto, eles não são somente exóticos e belos, como também trazem diversos benefícios à saúde.

Por que praticar a dança do ventre?

1. Quem dança seus males espanta

Praticar exercícios físicos em geral estimula o corpo a produzir serotonina e dopamina, ao mesmo tempo em que facilita a circulação do sangue. Esses hormônios estão diretamente relacionados à sensação de felicidade que nosso cérebro cria, quimicamente falando. Enquanto isso, a prática da dança do ventre é um exercício que trabalha aeróbica ao mesmo tempo em que trabalha os músculos, estimulando, portanto, essa produção hormonal, consequentemente diminuindo o impacto de problemas emocionais como estresse, e até minimizando condições emocionais como ansiedade.

2. Melhora a postura

Com o sedentarismo de hoje em dia, a tendência é que nós andemos cada vez mais curvados. Isso é extremamente prejudicial para a coluna, e pode ocasionar em dores nas costas, e até mesmo definhar músculos que sustentam nossa coluna, ocasionando, a longo prazo, problemas mais sérios. A dança do ventre não apenas trabalha com a postura, reeducando-a, mas também fortalece a musculatura do abdômen e das costas, facilitando essa correção e evitando futuras dores no local.

3. Trabalha a circulação e as articulações

Com seus movimentos suaves, a dança do ventre fortalece as articulações, e os movimentos rítmicos aumentam a circulação de sangue. Essa combinação é extremamente benéfica na prevenção de problemas cardíacos e doenças degenerativas nas juntas.


Escola de dança em Rio Verde


Ou seja, a prática regular de dança do ventre é uma ótima maneira de, se mantendo ativa(o), prevenir problemas cardíacos e problemas nas juntas, como a artrite.

4. Cria autoestima

O empoderamento que a dança do ventre promove é único para quem quer se sentir em pleno domínio de seu próprio corpo e capaz de seduzir e encantar. Essa dança exige muito domínio, e, com isso, você começa a entender e apreciar tudo aquilo que compõe a estética da atividade que você realiza, se estimulando, assim, a gostar de si.

5. Desinibe

Se você é uma pessoa muito fechada, a prática de dança do ventre pode ajudar você a se soltar aos poucos. Praticar, extremamente em conjunto, uma dança mais sensual, é uma forma de se expor aos poucos, perdendo a vergonha de se pôr à frente de um holofote ou de ter seu corpo visto. Em suma, praticar uma atividade física é sempre altamente benéfico para sua saúde.

Agora, como uma atividade física que, além de fortalecer sua musculação e queimar calorias, é também uma forma de arte, a dança do ventre é a porta de entrada para uma vida mais saudável, mais confiante e mais cercada de amor próprio!

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.