Por que praticar dança do ventre?
Oriunda do Oriente Médio e da Ásia, a dança do ventre chama a atenção por seus movimentos suaves e sensuais, que exploram a musculatura corporal e o movimento dos tecidos suaves das roupas típicas para criar uma forma de arte única e encantadora.
Escola de dança em Jataí
A origem da tradição é nebulosa, mas o consenso geral é de que a dança surgiu como um rito religioso para saudar as deusas e trazer fertilidade às mulheres. Essa série de rotações, ondulações e movimentos abdominais e da cintura requerem prática. No entanto, eles não são somente exóticos e belos, como também trazem diversos benefícios à saúde.
Por que praticar a dança do ventre?
1. Quem dança seus males espanta
Praticar exercícios físicos em geral estimula o corpo a produzir serotonina e dopamina, ao mesmo tempo em que facilita a circulação do sangue. Esses hormônios estão diretamente relacionados à sensação de felicidade que nosso cérebro cria, quimicamente falando. Enquanto isso, a prática da dança do ventre é um exercício que trabalha aeróbica ao mesmo tempo em que trabalha os músculos, estimulando, portanto, essa produção hormonal, consequentemente diminuindo o impacto de problemas emocionais como estresse, e até minimizando condições emocionais como ansiedade.
2. Melhora a postura
Com o sedentarismo de hoje em dia, a tendência é que nós andemos cada vez mais curvados. Isso é extremamente prejudicial para a coluna, e pode ocasionar em dores nas costas, e até mesmo definhar músculos que sustentam nossa coluna, ocasionando, a longo prazo, problemas mais sérios. A dança do ventre não apenas trabalha com a postura, reeducando-a, mas também fortalece a musculatura do abdômen e das costas, facilitando essa correção e evitando futuras dores no local.
3. Trabalha a circulação e as articulações
Com seus movimentos suaves, a dança do ventre fortalece as articulações, e os movimentos rítmicos aumentam a circulação de sangue. Essa combinação é extremamente benéfica na prevenção de problemas cardíacos e doenças degenerativas nas juntas.
Escola de dança em Rio Verde
Ou seja, a prática regular de dança do ventre é uma ótima maneira de, se mantendo ativa(o), prevenir problemas cardíacos e problemas nas juntas, como a artrite.
4. Cria autoestima
O empoderamento que a dança do ventre promove é único para quem quer se sentir em pleno domínio de seu próprio corpo e capaz de seduzir e encantar. Essa dança exige muito domínio, e, com isso, você começa a entender e apreciar tudo aquilo que compõe a estética da atividade que você realiza, se estimulando, assim, a gostar de si.
5. Desinibe
Se você é uma pessoa muito fechada, a prática de dança do ventre pode ajudar você a se soltar aos poucos. Praticar, extremamente em conjunto, uma dança mais sensual, é uma forma de se expor aos poucos, perdendo a vergonha de se pôr à frente de um holofote ou de ter seu corpo visto. Em suma, praticar uma atividade física é sempre altamente benéfico para sua saúde.
Agora, como uma atividade física que, além de fortalecer sua musculação e queimar calorias, é também uma forma de arte, a dança do ventre é a porta de entrada para uma vida mais saudável, mais confiante e mais cercada de amor próprio!