Quais os benefícios e malefícios do café para a saúde?

Quais os benefícios e malefícios do café para a saúde?

A cafeína é um composto químico que está presente no café, considerada uma das substâncias mais usadas para aumentar o desempenho. Mas você sabe quais são os benefícios e malefícios do café? Conheça-os agora mesmo em nosso post!

Malefícios

Entenda quais são os principais malefícios do café para a sua saúde.


Café em Jataí


Causa problemas psicológicos

A cafeína se ingerida em excesso e a longo prazo pode causar alguns efeitos crônicos no cérebro, já que a substância é estimulante e ajuda a agravar casos de depressão, insônia, ansiedade e transtornos de atenção.

Promove distúrbios intestinais

Agindo como laxante, a cafeína aumenta a contração dos músculos intestinais. Isso faz com que os alimentos ingeridos se movam rapidamente para o intestino, provocando cólicas estomacais.


Café em Rio Verde


Acarreta palpitações no coração

Por agir diretamente no sistema nervoso central, a cafeína induz a aceleração da frequência dos batimentos cardíacos. Por isso, você percebe o coração dá aquelas palpitadas como se fossem batidas de um tambor ecoando no peito.

Provoca diurese

Quando você bebe muito café, sente a necessidade de urinar constantemente. A causa disso é que a cafeína dilata os vasos sanguíneos e estimula o fluxo sanguíneo por meio dos rins. Dessa forma, eles passam a produzir mais resíduos, fazendo com que a pessoa precise ir com urgência ao banheiro.

Estimula abstinência

O consumo elevado de cafeína pode causar dependência. É por isso que um indivíduo que opta em parar de tomar café tem grandes crises de abstinência e passa a sofrer de constantes dores de cabeça e alguns desconfortos.

Benefícios

Conheça os principais benefícios do café para a sua saúde.

Ajuda a rejuvenescer

Alguns componentes do grupo polifenóis e antioxidantes que são responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida estão presentes no café. Tanto é que várias empresas de cosméticos apostam nessas substâncias para melhorar a eficácia de seus produtos.

Evita o câncer

O café é rico em polifenóis antioxidantes que ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Isso faz prevenir o surgimento de mutações que podem resultar em tumores malignos que causam o câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico.

Melhora a memória

A cafeína é considerada um potente estimulante psicoativo, por isso que ao beber café, uma parte da substância vai para o cérebro, gerando uma série de reações químicas. Com isso o cérebro passa a trabalhar rapidamente, melhorando a memória, tempo de resposta e o funcionamento cognitivo em geral.

Estimula o metabolismo

Beber café estimula o funcionamento do metabolismo, em cerca de 11%, ajudando a emagrecer e a ter uma vida mais saudável. Não é a toa que a maioria dos suplementos de perda de peso contém a cafeína em sua composição, uma vez que ela está associada à queima de gordura.

Combate o estresse

O aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o nível de estresse, deixando o organismo mais desperto e ativo. Portanto, consumir a cafeína em quantidade moderada, pode ajudar a combater o estresse.

Agora você percebeu como é importante entender os benefícios e malefícios do café para saber como dosar o seu consumo diário. Portanto, aprecie o seu cafezinho, moderadamente.


Café em Catalão

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.