Quais os benefícios e malefícios do café para a saúde?
A cafeína é um composto químico que está presente no café, considerada uma das substâncias mais usadas para aumentar o desempenho. Mas você sabe quais são os benefícios e malefícios do café? Conheça-os agora mesmo em nosso post!
Malefícios
Entenda quais são os principais malefícios do café para a sua saúde.
Café em Jataí
Causa problemas psicológicos
A cafeína se ingerida em excesso e a longo prazo pode causar alguns efeitos crônicos no cérebro, já que a substância é estimulante e ajuda a agravar casos de depressão, insônia, ansiedade e transtornos de atenção.
Promove distúrbios intestinais
Agindo como laxante, a cafeína aumenta a contração dos músculos intestinais. Isso faz com que os alimentos ingeridos se movam rapidamente para o intestino, provocando cólicas estomacais.
Café em Rio Verde
Acarreta palpitações no coração
Por agir diretamente no sistema nervoso central, a cafeína induz a aceleração da frequência dos batimentos cardíacos. Por isso, você percebe o coração dá aquelas palpitadas como se fossem batidas de um tambor ecoando no peito.
Provoca diurese
Quando você bebe muito café, sente a necessidade de urinar constantemente. A causa disso é que a cafeína dilata os vasos sanguíneos e estimula o fluxo sanguíneo por meio dos rins. Dessa forma, eles passam a produzir mais resíduos, fazendo com que a pessoa precise ir com urgência ao banheiro.
Estimula abstinência
O consumo elevado de cafeína pode causar dependência. É por isso que um indivíduo que opta em parar de tomar café tem grandes crises de abstinência e passa a sofrer de constantes dores de cabeça e alguns desconfortos.
Benefícios
Conheça os principais benefícios do café para a sua saúde.
Ajuda a rejuvenescer
Alguns componentes do grupo polifenóis e antioxidantes que são responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida estão presentes no café. Tanto é que várias empresas de cosméticos apostam nessas substâncias para melhorar a eficácia de seus produtos.
Evita o câncer
O café é rico em polifenóis antioxidantes que ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Isso faz prevenir o surgimento de mutações que podem resultar em tumores malignos que causam o câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico.
Melhora a memória
A cafeína é considerada um potente estimulante psicoativo, por isso que ao beber café, uma parte da substância vai para o cérebro, gerando uma série de reações químicas. Com isso o cérebro passa a trabalhar rapidamente, melhorando a memória, tempo de resposta e o funcionamento cognitivo em geral.
Estimula o metabolismo
Beber café estimula o funcionamento do metabolismo, em cerca de 11%, ajudando a emagrecer e a ter uma vida mais saudável. Não é a toa que a maioria dos suplementos de perda de peso contém a cafeína em sua composição, uma vez que ela está associada à queima de gordura.
Combate o estresse
O aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o nível de estresse, deixando o organismo mais desperto e ativo. Portanto, consumir a cafeína em quantidade moderada, pode ajudar a combater o estresse.
Agora você percebeu como é importante entender os benefícios e malefícios do café para saber como dosar o seu consumo diário. Portanto, aprecie o seu cafezinho, moderadamente.