Quais são as Vantagens do Consórcio em relação ao financiamento

Quais são as Vantagens do Consórcio em relação ao financiamento

Na aquisição de um bem de valor elevado, muitas vezes procuramos formas alternativas de lidar com o alto custo, dividindo-os em parcelas que nos possibilitam encaixá-lo em nosso orçamento.

No entanto, especialmente quando falamos sobre residências ou automóveis, é comum que nos deparemos com duas formas distintas de efetuar a compra a longo prazo: consórcio e financiamento.


Consórcio em Jataí


Quais são as vantagens do consórcio em relação ao financiamento?

Enquanto o financiamento é uma espécie de parcelamento, na qual se inserem juros e taxas como qualquer outra compra parcelada, o consórcio é um investimento regular provindo de um grupo de pessoas em relação a um bem, como se fosse uma poupança coletiva.

No consórcio, assim que conseguir a carta de crédito liberada, você pode realizar a compra, e continuar pagando até quitar o valor gasto. Vale lembrar que, enquanto o financiamento costuma ser realizado pelo banco, o consórcio parte de uma iniciativa privada.

1. Juros e taxas

Uma das principais vantagens do consórcio em relação ao financiamento, portanto, é a ausência de juros. Enquanto o banco pode exigir até 20% do valor em seus bens para autorizar o financiamento, e seguirá taxando as parcelas, o consórcio já apresentará o valor fixo, com apenas a taxa de administração

2. Seguro

Como falamos em um grupo de pessoas, o consórcio por vezes inclui também o seguro, mais uma das vantagens do consórcio em relação ao financiamento. Com esse seguro, se algum segurado desiste ou, por algum motivo, não é mais capaz de contribuir, esse valor garante que nenhum dos demais será prejudicado, o que sana inseguranças quanto a esse investimento.

3. Não há entrada

Como mencionamos, um banco pode exigir entrada de financiamento, não apenas para aprovar o crédito, mas para liberar o bem.

Por isso, outra das vantagens do consórcio em relação ao financiamento é que não é preciso dar entrada. Você sempre pagará o mesmo valor em parcelas.


Consórcio em Rio Verde


4. Negociação mais aberta

Por se tratar de uma empresa privada e de um fundo colaborativo, as administradoras de consórcio têm um espaço mais amplo de negociação com seus clientes do que o banco, além de uma variedade de fundos com diversas opções.

Ou seja, no consórcio, fica mais fácil negociar condições mais adequadas sobre como e quando você poderá efetuar o seu pagamento, enquanto negociações com o banco são mais fechadas.

Em suma, se você consegue ser paciente, as maiores vantagens do consórcio em relação ao financiamento são a ausência de juros e a maior acessibilidade em relação a negociações.

Embora você não tenha seu bem liberado imediatamente após a entrada em um consórcio, excluir taxas significa uma grande economia, especialmente quando falamos na aquisição de um bem a longo prazo.

Todas as formas de negociação têm vantagens e desvantagens, mas, agora que você conhece melhor o consórcio, fica mais fácil julgar se vale a pena ou não optar por essa forma de parcelamento de valor para seu investimento!

Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.