Quais vacinas para gatos e cães que você não pode esquecer de dar ao seu pet
Cuidar bem do seu bichinho de estimação não significa mimá-lo o tempo todo. Você pode fazer isso, mas em hipótese alguma você pode esquecer das vacinas para gatos e cachorros, pois elas são essenciais para a saúde desses animais que são dependentes dos seus cuidados.
Com as vacinas, você protege-os de passar por problemas, de contrair viroses e também acaba impedindo que ele contamine pessoas.
Caso não saiba se o animal recebeu a vacina, especialistas orientam quem for ferido por cães e gatos que se encaminhe ao hospital para realizar o tratamento preventivo contra raiva. Caso tenha uma bichinho e não saiba quais as vacinas para gatos e cachorros são essenciais, veja essa listagem:
Vacinas essenciais para cachorros
Os cães irão tomar a primeira vacina com apenas 45 dias de vida. Ela se chama óctupla, por prevene o animal de oito doenças: cinomose, parvorirose, coonavirose, parainfluenza, leptospirose e diferentes tipos de hepatite. Com mais 21 dias será aplicada a segunda dose da vacina óctupla.
Com 87 dias de vida o animal precisa tomar a terceira dose da óctupla e uma anti-rábica. Sendo essa última responsável por imunizar o animal de contrair raiva, doença que pode ser transmitida ao homem, caso o cachorro seja contaminado.
Então, o cão tomará anualmente uma vacina de cada, para que fique imune a qualquer um desses males. Não apenas o cachorro estará livre de apresentar essas doenças como você de contaminar a si ou a terceiros com o seu bichinho de estimação.
Vacinas para gatos
Os gatos exigem um cuidado maior quanto a aplicação de vacinas, por serem mais sensíveis que os cachorros. Com apenas 60 dias de vida é preciso aplicar a vacina para gatos quádrupla que irá prevenir o animal de apresentar rinotraqueíte, clamidiose, panleucopenia e calicivirose.
Após um mês, é preciso aplicar a segunda dose dessa vacina e depois de mais um mês a terceira quádrupla. Para proteger a saúde do seu bichinho de estimação.
Juntamente com a terceira dose da quádrupla, assim como nas vacinas para os cachorros, os gatos também precisam da anti-rábica. Dessa forma também ficam protegidos de apresentarem problemas de raiva, que é altamente contagiosa para outros animais e humanos.
Não erre na hora de aplicar
Além da necessidade de dar vacinas para gatos e cachorros, você precisa atentar para outros fatores importantes. O primeiro deles diz respeito a qualidade do produto que irá utilizar, para garantir que cumpra seu papel. Verifique a conservação do produto, validade, para não prejudicar seu bichinho de estimação. Isso irá interferir não só na saúde do seu pet, como na sua própria, considerando que as doenças virais dos animais são altamente transmissíveis. O segundo cuidado refere-se à aplicação, que precisa ser correta, no contrário pode gerar algum tipo de tumor no animal. Por isso, caso não tenha experiência em dar vacinas em animais, busque ajuda de um profissional capacitado, que irá livrar o cão ou gato de apresentar esse tipo de problema. Os melhores profissionais e serviços para isso você encontra no AcheRapido.