Segurança e higiene em primeiro lugar: aprenda a cuidar da piscina
Feriado chegando, solzão estralando no céu e você com uma piscina cheia de folhas e sujeira em casa? Ou pior, a água está toda esverdeada, e agora? Calma, relaxa que dá tempo de cuidar da piscina e aproveitar o sol do final de semana.
Sim, você leu certo, eu disse cuidar da piscina para poder aproveitar o sol do final de semana, porque utilizar a piscina sem higieniza-la pode ser perigoso para a saúde. E piscina com água esverdeada, apesar de ser nojento, é muito comum.
Piscinas em Rio Verde
Muitas pessoas não fazem a manutenção correta das piscinas, e, nesses casos, elas acabam ficando com a água esverdeada. Isso é extremamente natural, mas também é muito perigoso para nossa saúde.
O que pode acontecer se eu usar a piscina suja?
A piscina tem algumas algas que, quando se proliferam, por conta da falta de manutenção ou da manutenção feita de forma errada, podem ser prejudiciais à saúde e causar doenças ou alergias na pele e no corpo como um todo.
Além das algas, quando você não sabe cuidar da piscina as bactérias e os microrganismos podem causar reações alérgicas ou doenças com sintomas muito parecido com os de uma alergia.
Coceira, irritação na pele e vermelhidão por todo corpo são os principais sintomas. E, nos casos em que a água é ingerida, os sintomas podem incluir diarreia, vômito e até mesmo vermes.
Por isso, é necessário que você saiba exatamente como cuidar da piscina da sua casa.
Como higienizar e cuidar da piscina que está com água verde?
Antes de entrar na piscina é preciso limpá-la, e desta vez corretamente, para evitar que seus familiares adoeçam ou tenham alergias. Acredite, cuidar da piscina pode ser mais fácil do que você pensava. Vamos te mostrar como fazer isso em 8 passos:
Limpeza de Piscina em Mineiros
1 – Com o auxílio de uma peneira, remova o máximo que puder da alga presente na água da sua piscina. É importante fazer esta limpeza antes de aplicar qualquer produto na sua piscina.
2 – Escove toda a superfície da piscina. É importante que você não esqueça nenhuma parte, por isso não tenha pressa e faça com cuidado.
3 – Com o auxílio de uma “fita teste” você deve analisar a alcalinidade da piscina. Se o resultado for abaixo de 100 PPM, deve-se utilizar o produto de PH estável, para elevar a alcalinidade, caso o número seja de 150 PPM ou superior, deve-se usar o “Redutor de alcalinidade” para diminuir este valor. Lembrando que depois de adicionar os produtos precisamos esperar 6 horas para que haja o equilíbrio do nível de PPM.
4 – Depois de estabilizada a alcalinidade da piscina, meça o nível de PH e corrija com os produtos para controle de PH.
5 – Utilize um clarificante de boa qualidade e para ajudar na ativação do produto, mexa a água por cerca de 5 minutos. Desligue o motor e espere cerca de 12 horas para que o produto cumpra seu objetivo.
6 – Depois deste tempo, é comum que reste algumas sujeiras no fundo da piscina. Agora é a hora de aspirar toda a sujeira do fundo com muito cuidado, para que ela não se misture com a água limpa.7 – Agora é hora de clorar a piscina. É importante fazer o uso do cloro pelo menos 2 vezes por semana.
8 – Para finalizar e aproveitar a sua piscina, é importante medir novamente a alcalinidade e o PH da água, se ele estiver entre 1 e 5 PPM é só se jogar e aproveitar o frescor da água.