Técnica de acupuntura: descubra as maravilhas desse tratamento

Técnica de acupuntura: descubra as maravilhas desse tratamento

A técnica de acupuntura é bastante usada em alguns tratamentos médicos. Todavia, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios desta medicina milenar. Por isso, acabam descartando esse método.

Se você sofre com depressão, ansiedade, dependência química, TPM, dores de cabeça e sobrepeso, pode usar a técnica de acupuntura como um auxílio no tratamento dessas doenças. Confira agora em nosso post como funciona a acupuntura, para quem é indicado e quais os seus benefícios.

Como funciona a técnica de acupuntura?

A técnica de acupuntura é um tratamento milenar e já conta com mais de 2.000 anos. Suas origens são chinesas e é considerada uma medicina tradicional no país, passada de geração para geração.

A acupuntura serve tanto para diagnosticar uma determinada doença quanto na prevenção de muitas delas. Por isso, a técnica é amplamente divulgada e usada por muitas pessoas em seus tratamentos.

Para realizar o procedimento é necessário usar pequenas agulhas. Estas devem ser inseridas em pontos específicos do corpo. No entanto, essas agulhas costumam ser até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção.

As agulhas filiformes, como são conhecidas, têm o poder de aliviar dores e outros efeitos sistêmicos e locais. Elas agem no sistema nervoso central, ativando áreas cerebrais muito específicas para ajudar na atuação de controle das dores e outros sintomas.

Portanto, fazer acupuntura é benéfico tanto para nossa saúde quanto para o estímulo do nosso cérebro. Por isso, não tenha medo se algum médico receitar este tratamento para você. Afinal, as agulhas não doem, muito pelo contrário, elas aliviam as dores.

Para quem é indicado fazer acupuntura?

Fazer acupuntura qualquer um pode fazer, não há contraindicações para este tipo de tratamento. Para quem tem medo de agulhas, existem algumas alternativas para a realização do tratamento.

O médico acupunturista irá definir o melhor método de tratamento para você. Todo o seu trabalho será desenvolvido para fazer a melhor terapia até chegar ao momento em que os seus sintomas desaparecerão.

Hoje em dia existem opções para fazer acupuntura a laser, chamada de ventosaterapia. Neste tratamento, são utilizadas ventosas no lugar das agulhas. Para isso, é necessário fazer uma espécie de sucção sobre a pele.

Outro método utilizado é a moxabustão que é uma espécie de acupuntura térmica. A técnica usa um estímulo térmico indolor feito pela combustão da erva artemisia sinensis e artemisia vulgaris.

Quais os benefícios da acupuntura?

Se você ainda tem dúvidas sobre eficácia de tratamentos que usam a técnica de acupuntura, confira alguns benefícios que a acupuntura proporciona para aqueles que entenderam que o método é transformador.

Relaxa o corpo

O método é totalmente relaxante e esse é um daqueles benefícios que faz qualquer um perder o medo do tratamento. Quem não quer ser fazer um tratamento que deixa o corpo completamente relaxado?

Alguns pacientes relaxam tanto durante o tratamento que chegam a dormir. Entretanto, não serão todos que terão esse prazer, já que em alguns pontos será necessário trabalhar com bastante intensidade para resolver o problema.

Contudo, o tratamento não é doloroso como muitos imaginam. O fato de usar agulhas é justamente para promover um equilíbrio energético de todo o organismo, facilitando o relaxamento dos músculos.

Melhora os efeitos da abstinência

O tratamento da acupuntura pode ajudar o seu corpo a se livrar dos maus hábitos, já que a técnica é ótima para quem precisa se livrar de vícios, principalmente nos casos de abstinência da nicotina.

Alguns centros de recuperação usam a acupuntura como parte do tratamento de dependentes químicos, alcoólatras e nos casos de tabagismo. O paciente precisa fazer uma sessão por semana, durante um período de 3 meses ou mais para que o resultado seja eficaz.

Alivia dores de cabeça

A acupuntura é excelente para quem deseja tratar dores de cabeça e até crises de enxaqueca. Inclusive, esse método já foi comprovado cientificamente, mostrando que o tratamento é realmente eficiente.

Os efeitos da acupuntura para quem sofre com dores de cabeça é analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. O resultado é duradouro e promove o alívio imediato da dor.

Ajuda no tratamento de depressão e ansiedade

Quem sofre de depressão e ansiedade pode ter a acupuntura como grande aliado. A técnica milenar chinesa estimula a produção dos hormônios e do bem estar, chamadas de serotonina e endorfina.

Como a técnica proporciona o relaxamento, há um equilíbrio das energias por todo o corpo. Isso faz com que a ansiedade seja liberada, aliviando as tensões e fazendo com que o indivíduo se sinta mais aliviado.

Atenua os sintomas da TPM

Um dos grandes benefícios da acupuntura está relacionado às mulheres, uma vez que o tratamento atenua os sintomas da TPM. Se você sofre com esse malefício, saiba que a técnica pode ser a única solução para aliviar a cólica, os momentos de nervosismo, mau humor e retenção de líquidos.

No tratamento da acupuntura, as agulhas são distribuídas por pontos específicos da barriga do paciente, principalmente nas áreas próximas ao umbigo, pé, cabeça e orelha. O objetivo é regular o sistema nervoso e promover o funcionamento do fígado e dos hormônios.

Colabora para o emagrecimento e regulação do metabolismo

A acupuntura ajuda a restabelecer o equilíbrio do organismo por estimular os pontos que estão relacionados ao baço e ao fígado que são os órgãos responsáveis pelo metabolismo.

O tratamento também ajuda a estimular o pâncreas, fazendo a liberação da glicose e a tireoide que faz o controle de vários tipos de hormônios.

Dessa forma, o organismo passa a controlar a fome e os hormônios, ajudando aqueles que precisam emagrecer ou apenas regular o metabolismo. Por isso, adote o método aliado com exercícios físicos e dieta para obter resultados satisfatórios.

Tratamento é eficaz

Não podemos afirmar que o tratamento funciona em 100% dos casos, mas isso não se pode afirmar sobre nenhum tratamento médico. No entanto, é comprovado que a acupuntura funciona na maioria das pessoas, bastando obedecer cada um o seu ritmo.

Você percebeu que a técnica de acupuntura proporciona excelentes benefícios para os seus pacientes. No entanto, para garantir um tratamento eficaz, é indicado realizá-la em conjunto com outros tratamentos médicos.

Se você está procurando clínicas que utilizam a técnica de acupuntura em seus pacientes, consulte no Acherapido para encontrar um local mais próximo de você e comece logo o seu tratamento.


Acupuntura em Rio Verde

Acupuntura em Jataí

Acupuntura em Catalão


Veja mais

Notícias relacionadas

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA
10 ago 2017

APRENDA A FAZER PAMONHA COM ESTA DELICIOSA RECEITA

Descubra curiosidades, história e uma incrível receita de pamonha.

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR
14 ago 2017

10 BENEFÍCIOS DA MASSAGEM PARA VOCÊ RELAXAR

A prática da massagem pode ser uma ótima aliada contra o stress. Confira estas preciosas dicas para você relaxar.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM
14 ago 2017

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER SUA PRIMEIRA TATUAGEM

Quer se tatuar? Confira estas valiosas dicas para a primeira tatoo.